Data Center Moving - Reduza ao máximo o tempo de inatividade de seus sistemas, durante a migração de seu data center!
- 2XR Data Center Moving
- 14 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de set. de 2024
Como nem todas as empresas dispõem de ambientes de disaster recovery, listamos ações que reduzem drasticamente o tempo de inatividade de sua operação durante a migração física de sua infraestrutura para um novo data center.
1. Desenvolva uma estratégia faseada
Para minimizar o downtime, opte por uma migração faseada. Em vez de mover todo data center de uma única vez, fracione a migração em ondas. A migração em ondas permite que equipes distintas trabalhem paralelamente durante o data center moving, reduzindo o tempo total.
2. Preparação do layout dos racks
Bayface de destino: Antes de pensar em movimentar qualquer equipamento, defina a posição de cada servidor, switch, roteador e demais dispositivos dentro dos racks. O bayface deve considerar o uso de espaço, gestão elétrica e térmica e a organização dos cabos.
Documentação do layout: Tenha um plano claro e documentado do layout dos racks, com a posição exata de cada equipamento, facilitando a instalação rápida e precisa no data center de destino.
Pré-instalação de trilhos: Caso os trilhos que suportam os equipamentos não sejam de encaixe rápido, ou seja, necessitem da instalação de parafusos com porcas gaiola, recomendamos que adquira e instale esses trilhos nos racks antes da chegada dos equipamentos. Trilhos prontos facilitam a instalação rápida e evitam ajustes durante o processo de migração.
Verificação de compatibilidade: Garanta que os racks são compatíveis com os trilhos/equipamentos que serão migrados.
Ajustes de profundidade dos bastidores: Configure a distância dos bastidores de acordo com os trilhos/equipamentos que serão instalados em cada um dos racks. Fazer isso previamente evita ajustes de última hora, economizando tempo durante a movimentação.
Instalação prévia: Instale tudo que for possível antes do início da migração. Isso serve para organizadores de cabeamento. Além disso, de acordo com o bayface, deixe todas as porcas gaiolas necessárias já instaladas.
Instalação de bandejas de equipamentos: Utilize bandejas fixas para suportar dispositivos que não tenham trilhos próprios, facilitando a manutenção e a movimentação durante e após a migração.
3. Gestão Elétrica (PDUs e Cabos elétricos)
Instalação prévia de PDUs: Instale e organize as unidades de distribuição de energia (PDUs) nos racks antes de migrar os equipamentos. Certifique-se de que as PDUs têm capacidade suficiente para alimentar todos os dispositivos que serão instalados.
Cabos elétricos: Recomendamos o fornecimento de novos cabos elétricos e que os mesmos já estejam previamente organizados e idenficados no ambiente de destino. Além disso, para facilitar a identificação e evitar falhas de redundância, recomendamos a utilização de cabos elétricos coloridos.
4. Preparação do Cabeamento Estruturado
Cabeamento de rede pré-instalado: Instale e organize previamente os cabos de rede e fibra óptica nos racks.
Organização de cabos com gerenciadores de cabos: Utilize gerenciadores de cabos horizontais e verticais para organizar os cabos e evitar emaranhados, garantindo fácil manutenção e mudanças rápidas sem causar impacto.
Identificação e etiquetagem dos cabos: Etiquete todos os cabos de rede e energia para facilitar a identificação rápida durante a instalação. Isso minimiza o tempo de configuração e evita erros.
5. Ajustes de Refrigeração
Posicionamento de equipamentos de forma estratégica: Monte os servidores e outros dispositivos de maneira que facilite o fluxo de ar adequado dentro do rack. Equipamentos que geram mais calor devem ser colocados estrategicamente para garantir que não prejudiquem a circulação de ar.
Espaços entre os equipamentos: Caso o bayface preveja por exemplo, por motivos de crescimento, espaço vago entre equipamentos, planeje e instale antecipadamente todas as vedações, evitando perda da ar frio para o corredor quente.
6. Montagem de Equipamentos Não-Críticos
Instalação de switches e roteadores: Recomendamos tanto quanto possível, que equipamentos de rede, como switches e roteadores, sejam instalados e configurados nos racks antes da migração dos servidores. Isso garante que, quando os servidores forem instalados, a conectividade já esteja disponível e testada.
Acomodação de dispositivos de suporte: Se possível, instale e configure previamente dispositivos de backup, storage ou outros equipamentos que não são críticos para o início imediato das operações.
6. Testes de Energia e Conectividade
Teste prévio de conectividade: Antes da chegada dos equipamentos, teste a conectividade das portas de rede e fibra óptica dos racks. Certifique-se de que todas as portas e switches estão funcionando corretamente para que os servidores possam ser conectados rapidamente.
Teste elétrico: Verifique a integridade dos cabos de energia e PDUs, garantindo que estão conectados corretamente e distribuindo a energia adequadamente aos racks.
As ações descritas fazem parte do processo da 2XR, que conta com muitas outras ações para redução de riscos e downtime.
Precisa migrar sua infraestrutura para um novo data center sem dores de cabeça?
A 2XR é especialista em migrações físicas de data centers, garantindo uma transição segura, rápida e com mínimo downtime. Contamos com logística própria, equipe altamente qualificada e soluções personalizadas para que sua empresa continue operando sem interrupções.
Deixe nas mãos de quem entende do assunto. Fale com a 2XR e descubra como podemos tornar a migração do seu data center eficiente e tranquila!